Galiotto não é vinho

Eu entendo de vinhos muito menos do que eu gostaria. Mas uma lição importante que eu aprendi é que Galiotto não é vinho.

Eis a explicação. Se pegarmos uvas e fizermos suco dela (olha o cacófato) e reservarmos em barris, o resultado será vinho. Vinho seco.

O Galiotto é uma aberração chamada vinho suave cujo qual é o resultado da interrupção da fermentação seguido da mistura com açucar. Isso mesmo, Galiotto é vinho com açucar. E por isso ele é extremamente doce.

Sei lá eu por qual razão, o Galiotto é um ‘vinho’ extremamente popular. Talvez por causa do preço, apesar de não ser tão barato assim (em média 10 reais a garrafa). Só que, juntando mais uns 3 reais, é possível comprar o verdadeiro vinho.

O Galiotto é o representante mais chique (mais caro) dessa classe suave, pelo menos que eu saiba.

E era por isso que, antes de eu descobrir isso, eu não conseguia encontrar de jeito nenhum vinhos suaves ‘melhores’ que o Galiotto. Perdia um tempão procurando e nada, só secos. Muito depois eu entendi o porquê.

É claro que no começo, o Galiotto é muito mais ‘fácil’, pois é docinho e tem o álcool na medida. E os secos são muito mais difíceis, porque tem aquele gosto meio estranho. Mas, isso é só no começo.

Pois é, esqueça o Galiotto. Tome suco del valle, é mais gostoso e nutritivo.

Existem vinhos muito bons (leia-se gostosos) por 15, 20 reas. O curioso é que o vinho mais ruim que eu já provei, foi o mais caro que eu comprei, R$ 25 – na minha opinião, claro.

Só pra aproveitar o assunto, eu me decepcionei com o vinho do porto. De tanto ouvir falar, eu sempre achei que era uma coisa fantástica, que iam tocar uns sinos e tal, mas nada…

O que eu comprei era Ferreira alguma coisa e custou 16 dólares no duty free de são paulo, aqui custa 81 reais no DB!!!

Pois é, vinho do porto é doce e mais forte que os outros vinhos (na casa dos 20%). Extremamente doce, chega a ser enjoativo. Mas não é porque misturam com açucar e sim porque interropem a fermentação dele antes de todos os açúcares se transformarem em álcool. Pesquise mais pra entender melhor.

About these ads

Sobre Arlen Nascimento
26 anos, Manaus.

63 Responses to Galiotto não é vinho

  1. Priscilla de Freitas disse:

    Galiotto é vinho!
    Muito conhecido, prestigiado, e vencedor de vários prêmios regionais e rescentemente obteve a colocação 6º dos melhores vinhos NACIONAIS, ele vem ganhando o mercado por sua qualidade! A diferença do Galiotto para as outras marcas, é que sua políticia de produto, é alcançar todos os gostos. Para quem prefere vinhos doces, secos, e finos…. Tenho aconhado o lançamento de sua nova linha fina no mercado ” Casa Galiotto”, com garrafas de até R$ 25,00 , e que tem tido uma excelente aceitação e apreciação. O tipo de fabricação dos vinhos Galiotto e quase que artesanal, fazendo do produto mais natural possivel. Já realizei pesquisas sobre vinhos e o Galiotto não só tem ”nome”, como tem qualidade.

    • Valdir disse:

      Essa pessoa que comentou que Galioto não é vinho, coitada, não entende nada de vinho.
      Repare também no comentário que fez do vinho do Porto, realmente não entende nada.

      • Willian disse:

        Realmente ele não deve entender nada de vinhos não. Não quanto a opinião dele em relação ao Gallioto suave (pois pra mim isso também “não é vinho”) mas sim, em relação ao comentário sobre o Vinho do Porto. Ele deve pensar que todo vinho tem que ser igual aos vinhos de mesa. O PEÃO ! O Vinho do Porto tradicionalmente é servido no final da refeição com queijo, como um vinho de sobremesa ou como um digestivo !

      • junior disse:

        Detalhe “o mais ruim” e o mais caro q ele tomou foi 25 reais grande degustador kkkk

  2. Rafael disse:

    Putz! Fiquei na mesma! :P

  3. gilpesil disse:

    Dos vinhos considerados mais baratos, considero o galitto o melhor deles e tenho o hábito de tomar um cálice de vinho todos os dias e apos experimentar vários escolhi o galiotto para o meu uso diário pelo preço e pela qualidade.

  4. Airam Morais disse:

    Não só é vinho… como é dos bons.
    Dentre os de médio custo, ele é o melhor, sem dúvidas.
    Além disso, você que escreveu este “artigo” realmente não entende muito de vinho, nota-se pela dificuldade em consumir o vinho seco, coisa que pra quem degusta… é o melhor sabor de um vinho.
    Mas ainda há tempo para aprender…

  5. zuleide santos disse:

    Embora respeite opiniões divergêntes, não concordo com esses comentários a respeito do Galiotto, que considero um bom vinho, aliás opinião compartilhada por várias pessoas que eu conheço.

    • junior disse:

      Detalhe “o mais ruim” e o mais caro q ele tomou foi 25 reais grande degustador kkkk

  6. Evanildo disse:

    Quanto será que a Coca-Cola pagou a esse senhor para induzir as pessoas a trocar o Galiotto por Del Vale? Será que ele realmente conhece esses produtos?

    • Arlen Nascimento disse:

      puts… descobriram…

  7. alexandre pereira da silva disse:

    adoro OGALIOOTO.ESTOU TEM TANDO COMPRAR OGARRAFÃO DE CINCO LITROS NÃO COMPREI AINDA PORQUER NÃO SEI ONDE VENDE A QUE EM NATAL.

  8. kika melo disse:

    pelo visto esse aew nao entende nada de vinho mesmo rsrsrsr
    vai toma suquinhu que e melhor vaii!
    valeus pelos comentarios aew galeraa tava querendo comprar um vinhu
    e vcs falaram muito bem do galioto entao vou comprar esse mesmo!
    falow gente fui!

    • junior disse:

      Detalhe “o mais ruim” e o mais caro q ele tomou foi 25 reais grande degustador kkkk

  9. BrÍccyu Kwon disse:

    *Particularmente não achei o Galiotto tão doce assim, trem um açucar levemente elevado, mas na medida.
    *Quanto ao teor alcoólico tem um equlíbrio maior ainda.
    *Vinhos tintos realmente nos embebadam rapído, porém o Galiotto apesar de doce e de sabor acentuado – na minha opinião – não me embebedou tão rápido quanto os outros.
    *E quer saber o melhor dele, não deixa gosto amargo no fim, de alcool ou adocicado. O que fica mesmo é um gostinho bom de uva. Hummm… !!!

  10. Pingback: Os números de 2010 « Pai d’égua

  11. itamar de souza disse:

    òtimo vinho, eu particularmente aprecio o seco e acredito que o galiotto faz um corte perfeito de bordeaux/idabel.

    • Johnny disse:

      Tecnicamente, este foi o melhor comentário…

  12. itamar de almeida disse:

    Este cara tá de brincadeira, que o Galioto é vinho ruim! Só pode estar de sacanagem, mas também o cara toma vinho doce, nota-se que não entende nada de vinho, pois quem conhece só toma vinho seco, vou dar uma sugestão ao “ilustre” cidadão, vai tomar Groselha, pois assim não vai ter nenhum problema. Deve ser um pobre coitado que nunca ouviu falar em degustar um bom vinho, lógico que existem milhares de marcas superiores, mas o Galioto não é que ele disse.

  13. joao batista disse:

    que merda um monte de caras que se dizem degustadores de vinho dizem que vinhos doces nao sao vinhos coisa de ipcrita vinho seco e uma merda

  14. Nana doce disse:

    Eu bebo Galiotto, mas que ele é doce pra #@$&*!$ isso é.
    Nada como um Lambrusco… pra que não conhece, experimente! Tanto o branco como o tinto.. Por mais que EU prefira branco.

    Agora se Galiotto é vinho ou não eu tbm fico na dúvida.. Sem desmerecer o mesmo (Vendo bem que lá em cima deixei claro que consumo Galiotto) eles também chamam aquele’cantina da serra’ de vinho né… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Nomear é mole.

    Beijos doces.

    • Johnny disse:

      Pô, Nana, que comentário sexy…

  15. José Cavalcanti disse:

    O melhor vinho é aquele que você gosta.

    Você não gosta de vinho e não entende nada.
    Acho melhor você tomar mingau de farinha láctea.

  16. Esse cara deve ter tomado Velho Barreiro pra estar falando tanta merda !!!kkkkkkkkkk

  17. SAMIRA HADARA disse:

    BEM AGORA MESMO ESTOU TOMANDO UM GALIOTTO, MINHA NOTA? PRA QUEM TA DURO É 5 E PRA QUEM APRECIA VINHO É 2, ENFIM TA DURO? BEBE UM DA ROÇA, OU SE NÃO…COMO MEU CASO BEBA GALIOTTO QUE EU ROUBEI DO TEMPERO DO PERU DA MINHA AVÓ kKKk E OLHA FOI O DA PASCOA VALEU kKkKK TO FUDIDA kKkK!

  18. samuca disse:

    esse é um verdadeiro ENOCHATO

  19. Marcos disse:

    Cara, o vinho do porto é doce e forte porque é licoroso, e todo licor é doce e forte.

    Galiotto realmente não é nenhuma maravilha, mas tem coisa pior. E rende vaginas, se bem usado.

    • Marcos, o vinho do porto não é misturado com açucar no meio do processo de fermentação.

      • Willian disse:

        Não se adiciona açúcar e sim aguardente vínica, que faz reter o açúcar da própria uva.
        Veja:
        ” No caso do vinho do Porto, a adição da aguardente vínica ocorre antes do vinho ter terminado a sua fermentação. Isto significa que o vinho irá reter a doçura natural da uva, tornando-se rico, redondo e macio na boca. “

  20. Mikely Souza disse:

    Não sou muito fã de vinhos não, sou mais uma cerva mesmo rsrsrsrsr, mas como disse minha amiga SAMIRA HADARA, pra quem ta duro um galiotto não é nada mau, vinho do porto é muito caro pra mim que não gosto de vinho, mas pra quem gosta deve valer a pena.

  21. Shirlene disse:

    ESSA ARLEN SO PODE SER UMA RECALCADA

    • Willian disse:

      Não se adiciona açúcar e sim aguardente vínica, que faz reter o açúcar da própria uva.
      Veja:
      ” No caso do vinho do Porto, a adição da aguardente vínica ocorre antes do vinho ter terminado a sua fermentação. Isto significa que o vinho irá reter a doçura natural da uva, tornando-se rico, redondo e macio na boca. “

  22. ivanildo disse:

    eu aprovo o galiotto porque so bebo ele,dos vinhos barato ele eo melhor muito gostozo

  23. urubatan disse:

    Passei a tomar vinho, de uma ano prá cá. Geralmente, tomo o seco. Já tomei português, espanhol, francês, chileno (o Santa Carolina branco achei maneiro), argentino, uruguaio e sul africano). Para o meu paladar, ainda não encontrei um melhor que o Galiotto (gostei também do Pérgola). Quanto aos branco seco, também acho que o melhor é o Galiotto com uva niágara.
    Até agora, nunca gostei de nenhum vinho com a uva cabernet sauvignon (a mais usada). Atualmente, venho experimentando vinhos com outras uvas para ver se alguma me agrada mais. Achei interessante esse debate acima, pois questionava comigo mesmo, porque gostava mais do Galiotto que dos outros, já que era nacional e barato. Onde moro, Cabo Frio – RJ, também é o mais vendido e melhor opinado.

    • concordo plenamente , o experimentei num restaurante em natal , rodizio de frutos do mar , achei barato e muito bom , mas é dificil encontra – lo e não consigo compra -lo, bom feriado!
      moro em sp.

      • Olá Osmar,
        tudo bem?

        Você poderia me informar a região em que você mora?
        Para assim poder lhe informar aonde você pode encontrar o nosso vinho.

        Aguardo a sua resposta!
        Atenciosamente,
        Vinícola Galiotto

      • 6yufkveeN disse:

        Isso que eles chamam de vinho, não passa de suco de uva indigesto e alcoólico. Simplesmente, horrível!!!

  24. sola disse:

    quem escreveu isso é um merda. vai beber “cantina da serra” ! seu bostao!!

  25. Que Burro , dá zero pra ele !!! O que um mané Cujo alvo de consumo e anelo são sucos de uva com adição de álcool tem a dizer sobre vinhos ?

  26. Marisa disse:

    O nivel destes comentários deveria ser melhorado. Por que tanto palavrão? Será que antes de escrever tomaram algumas doses de Tatuzinho? Credo! As pessoas estão achando, a permissividade atual, uma maravilha e aproveitam cada oportunidade para se desrecalcar (será que há tantos abusos guardados?).

  27. Mirne disse:

    Quer dizer que as pessoas não podem ter opiniões diferentes que são defenestradas, é? Respeitem as opiniões dos outros e parem de ser tão intolerantes. É por isso que o mundo está nesse patamar, ninguéum aceita ser contrariado que já vai matando. Credo!

  28. luademochila disse:

    Estudo a respeito há apenas poucos dias e já foi suficiente pra afirmar: tem muita gente aqui que acha que entende de vinho e não entende é porra nenhuma. Acham que apreciar vinhos é sinônimo de gostar apenas de vinhos que não são doces. E o pior, confundem vinho doce com vinho suave. Clichês rolando aos montes. Um “late harvest” por exemplo é doce e pode ser muito bom, depende do vinho.

  29. Rick disse:

    Gallioto, Gallioto, vinho bom é Brunello di Montalcino… Deixem de ser idiotas, apreciem o que tem de melhor.

  30. italiano disse:

    ja tomei vinhos de varias procedencias e na minha opiniao concordo plenamente o galioto e simplismente pessimo e melhor tomar uma serra limpa excelente pinga paraibana

  31. Daniel Marcos disse:

    Galioto não vinho! É simplesmente horrível

  32. Luiz Rogerio disse:

    como tudo na vida depende de gosto, o vinho Galiotto, assim como muitos outros, está aí para atender sua fatia de admiradores no mercado. Todos aqui manifestaram suas opiniões, e podemos constatar que existem vários gostos para vinho. O que deveria haver, de fato, é respeito com o gosto de cada um. Eu estou escrevendo para defender sim os vinhos Galiotto porque gosto, assim como várias pessoas que vi comentar, mas cabe a mim respeitas quem não gosta de Galiotto porque tem outro tipo de gosto para vinho….não se trata de quem é melhor, e sim gosto.

  33. Javerth cardoso disse:

    As pessoas deveriam ser sábias ao postar seus comentarios
    Como percebi
    Esse ilustre cidadão não faz ideia do que significa “vinho”
    Seja qual for a marca
    “Bom ou ruim”
    Nenhum vinho se compara a neum tipo de suco de qualquer marca
    Trata-se de de “VINHO”
    E há consumidores para todos eles
    Cada um com seu nivél de conhecimento e dinheiro
    Portanto se não tem qualificação pra falar sobre o assunto
    deixa sua boca fechada
    E aprenda mais a respeito antes falar bem ou mal qualquer coisa
    Ser um crítico é fácil
    O difícil é ter sabedoria e conhecimento para ser um bom crítico

  34. lane disse:

    Eh muito degustador de uva kerendo ser sommelier…

    • junior disse:

      Detalhe “o mais ruim” e o mais caro q ele tomou foi 25 reais grande degustador kkkk

  35. junior disse:

    “MAIS RUIM” q ja tomou custa 25 reais tbm eh o mais caro? Meu amigo nem del valle eu recomendo pra vc. Por q nao degusta um calice de kisuco de uva e mais barato e certamente nao sera o “mais ruim”

  36. valdo cesar siqueira disse:

    Sou bebedor de vinhos. Dos vinhos tinto de mesa nacional o melhor é claro que é o galiotto seco.Justamente por seu sabor bem rústico, e eu sou capaz de descobrir de olhos fechado.
    Comprei um vinho de mesa português na cidade ( rio de janeiro) não posso falar o vinho que é, mas eu achei um tanto inferior ao galiotto. Existem vinhos tinto finos nacional que são servidos nos melhores restaurantes do Rio, mas acreditem, o incrível galiotto tá lá. Isso prova que ele é um bom vinho de mesa. Na minha casa não pode faltar o galiotto seco. É um garrafão por semana. Vocês que falam mal do galiotto doce deveriam voltar a beber na mamadeira.pois naõ passam de inocentes ao assunto, por acharem que tudo que é doce é melhor.

  37. Laura disse:

    Que comentário tosco. Conheço um sommelier francês que é simplismente apaixonado pelo vinho Galiotto, segundo ele o sabor do galiotto é imcomparável e delicioso.

  38. Carla Gomes Moura disse:

    Me importo é com a cia ao tomar o vinho!!!!

  39. Amanda disse:

    Nunca li tanta besteira num único post! Parabéns pela santa ignorância. O que me deixa aliviada é que tu não é enólogo.

  40. Jason disse:

    Me surpreendeu ele não dizer que Vinho do porto também não é vinho. E a aguardente vínica que é adicionada? É preciso tomar mais cuidado com as bobagens que se posta na net.

    Não porque eu queira defender o Galiotto.

    Quando comecei a degustar vinhos, tive muita dificuldade, pois as pessoas que me acompanham não são acostumadas com vinho, aí fica difícil “trabalhar” com vinho seco. O suave e o do porto foram mais bem tolerados por serem doces. Isto ajudou a tornar o vinho mais habitual, e aos poucos caminhar em direção aos secos.
    É nesse ponto que o Galiotto entra. Por ser mais adocicado, caiu melhor ao paladar da família e amigos.

  41. Nayane silva disse:

    Acabei de provar o Galiotto e gostei(achei meio forte,pois é a primeira vez que bebo vinho)

  42. Nayane silva disse:

    Alguem me recomenda outro tipo ou marca de vinho?
    Obg!

    • Karenlucy disse:

      Se gosta dos vinho de mesa (como Galioto) feito com uvas não viníficas sugiro Monte Reale que também tem um preço acessível e boa qualidade ou um Canção que também é muito bom, mas se procura um vinho feito com uvas viníficas (vinhos finos como os das uvas Cabernet Sauvignon, Carmènere, Pinot Noir…) sugiro os vinhos da Miolo que são nacionais e tem algumas safras que tem boa qualidade ou se preferir procure um importado como os: Tarapacá, Pata Negra, Casal Garcia, Rapariga da Quinta (vinho Português)… Não conheço quase nada sobre vinhos, mas já bebi alguns, tanto gosto de vinhos de mesa como de vinhos finos, sou consumidora dos dois tipos e apaixonada pelos vinhos nacionais, o Brasil começou tarde a produzir vinhos, mas tem bons produtores… Se começou a consumir vinhos a pouco tem e quer beber vinhos finos escolha a uva Cabernet Sauvignon pois é uma uva fácil de se trabalhar e geralmente produz boas safras, mas se mora em uma cidade quente como Mossoró-RN (cidade onde moro) escolha os brancos (Sauvignon Blanc, Chardonnay…) pois podem ser consumidos mais gelados que os tintos… espero ter ajudado.

  43. Gilson disse:

    Lendo tudo que foi exposto acima e concordando com umas e,claro, discordando e rechaçando outras pelo conteúdo de baixo nível praticado concluo que o meu chapéu é velho mas é o melhor do mundo. É velho mas eu gosto dele e se dane quem discorda de mim pois sou eu que uso.
    Tomo galiotto pois me é acessível e o objetivo do uso cada um tem o seu. Eu particularmente tomo pois me sinto ótimo com ele e não vou trocar . E a minha mulher tá passadinha mas eu gosto dela também e não troco por outra por ser famosa e com certeza será mais cara , muito mais cara e pelo modismo não vai gostar de galiotto também não.
    Respeite o seu gosto, paladar e paixões pois são somente seus tanto pelos prazeres advindos como pelo ônus.
    Abrçs a todos.

  44. Armin Miertschink disse:

    Eu adoro o vinho Galioto, nunca falta aqui em casa . Compro o garrafão do vinho tinto seco, e transfiro todo o vinho para garrafas bem limpas. Adiciono algumas gotas de adoçante para por ele no meu gosto, aí ele vai se tornar um demisec com menos calorias Para mim é o melhor vinho barato, que se pode tomar todo dia sem comprometer o bolso.

  45. É verdade, concordo com o que você disse e qualquer pessoa que disser o contrário não sabe o que está falando. Gallioto não e vinho!
    Vinhos não recebem adição de açúcar. O açúcar que ele contém é o que resta do processo de fermentação. Qualquer coisa diferente disso não é vinho.

    Ótimo artigo, e escrito por alguém que entende.

  46. Esse está entendendo de vinho como o PT entende de política.

  47. É… pelo jeito tá todo mundo bêbado aí acima. Puta qui pariu |||

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: