Eu adoro metal mas odeio os metaleiros

Eu gosto muito de rock. Mas não de qualquer rock. Eu gosto de heavy metal, melódico, progressivo, e mais algumas bandas que não se enquadram nesses estilos. Eu não gosto de Slayer, por exemplo.

Pois bem, eu gosto da música. E só. Eu acho babaquice imitar o estilo de vida dos roqueiros, seguir o que eles dizem nas letras. Existem bandas que eu nem gosto por causa de determinada apologia que eles fazem nas letras, e.g., eu não gosto de bandas satanistas, de black metal, doom, e sei lá mais o quê. Não é por causa de religião nem nada, é porque não me agrada, eu acho apelativo.

Eu gosto de rock, mas nem por isso eu uso coturno, roupa preta, calça e jaqueta de couro, pulseira de espinho e etc. Cada um tem seu estilo. Beleza, mas que é idiotice usar jaqueta de couro em Manaus, isso é.

Existem bandas muito boas, mas que acabam se rendendo aos clichês do rock and roll e essas acabam caindo no meu conceito. Além de usar roupas de couro e coturno, outro clichê é tirar foto com cara de mau, com o rosto levemente inclinado pra baixo e a banda posicionada em V, com o vocalista sempre em voga, exceto quando o baterista é o patrão.

Um exemplo

Tem uma banda  aqui em Manaus chamada odysseia (ou alguma coisa assim). Eles tocam muito bem, mas no palco eles são irritantes por causa dos clichês.

Imagine um pessoa de 13, 15 anos ouvindo uma banda assumidamente do capeta, por exemplo. Com 15 anos se tem pouca coisa na cabeça e o natural é sair por aí pregando tudo o que ele ouviu nas letras. Daí, o cara vai acabar virando um clichê total. Mas ele vai ser satanista? Não, vai ser só um idiota que não soube os limites entre uma música e a realidade.

Sobre Arlen Nascimento
26 anos, Manaus.

8 Responses to Eu adoro metal mas odeio os metaleiros

  1. Adrienne says:

    Olha, tenho de admitir! O teu desfecho nesse texto foi excelente…
    Mas quando quis colocar o comentário, a minha intenção era outra. Eu acho que se tu não gostas do que a banda diz na letra (no caso de ela ser satanista), tu não gostas da banda…a gente gosta da banda quando aceita o que ela prega (eu acho!). Se assim não o fosse, existiriam milhares de cd’s com heavy metal instrumental, não acha?
    Pode parecer idiota, mas é minha humilde opinião =)
    bjus maninho

  2. João Rodrigues says:

    Parabens!

    Conseguiu escrever um dos textos mais ridiculos da web, e é por causa destes comentários que há tanto preconceito com a comunidade que vive o metal!

    “Eu gosto muito de rock. Mas não de qualquer rock. Eu gosto de heavy metal, melódico, progressivo”

    Se é rock não é heavy metal sim?

    E heavy metal não é um estilo de música, é uma vertente do metal!

    Só demostra uma porfundanda ignorancia!

    Cada um veste-se como quer, eu uso roupa de ganga, colete, já andei muito tempo de preto e já tive pulseiras, colares, correntes, etc.
    Estilo de vida rockeiro? Será que o senhor pensa que os membros das bandas tem um estilo de vida diferente da nossa?

    Ridiculo!

    “Imagine um pessoa de 13, 15 anos ouvindo uma banda assumidamente do capeta, por exemplo. Com 15 anos se tem pouca coisa na cabeça e o natural é sair por aí pregando tudo o que ele ouviu nas letras.”

    Com 13 anos já ouvia metal, e nunca andei a pregar nada!

    Se fosse menos ignorante saberia que na cultura do metal ninguem prega nada a ninguem! Cada um tem os seus ideais e são respeitados!

    Com este texto conseguiu juntar mais um “texto” ignorante na net e o que ganhou com isso? Estatudo de idiota na web!

    Quando não se sabe do que se fala mais vale não se falar (muito menos publicamente)!

    João Rodrigues

  3. Arlen Nascimento says:

    João, o que eu critico são os clichês. Gente que só porque gosta de metal, acha que tem que ser que nem um rockstar dos anos 80 – e acredite que existem pessoas assim – e convenhamos que é por causa dessas pessoas que o metal é muito mal visto. Eu tb escuto metal desde cedo e nunca fiz mal nenhum a ninguém

  4. henanes says:

    porra q vc gosta de metal qual o motivo deodiar os metaleiros hem cara?

  5. Mrs..Homers says:

    A julgar pelo nome do página, “aumentando o lixo da internet”, é bem adequado esse mané expressar a merda que ele tem na cabeça!! haushsauah

  6. xpownz says:

    Metaleiro é uma raça babaca…não tem o mínimo de respeito pelos outros estilos, ficou explicito na SWU quando o sonic youth tocou e tentaram expulsar do palco, ainda bem que o Thurston e a Kim sao maduríssimos e fizeram daquele momento o melhor dos 3 dias…

  7. Diego says:

    Arlen além de ignorante também é preconceituoso?

    Como de costume mais um post infeliz.

  8. L.Guerra says:

    Eu concordo com tudo o que você disse, Arlen. Sabe, eu tenho um blog sobre Metal, mas enfocado na questão comportamental, só para esclarecer que quem pensa que todo “metaleiro” tem que ter banda e só isso. O Metal vai muito além disso. Eu queria expor aqui minhas conclusões sobre a tentativa do “sistema” de banalizar e infantilizar um movimento “perigoso”, justamente porque o Metal (com aqueeela pitada Punk) estimula a subversão e o aprimoramento do conhecimento. Enfim, apesar de já ter muito tempo que sua opinião foi emitida, deixo aqui a minha resposta em total concordância.
    Sou do Metal, tenho quase 30 anos de idade, e a cada dia que passa, eu percebo ser extremamente necessário lapidar o movimento, a cena e as amizades para que se consiga extrair do Metal o melhor.
    Aos “headbangers”, a maior forma de enfrentar o “sistema” que vocês tanto combatem às cegas, é adquirindo conhecimento. Banda, cabelo comprido, cara de mau, coleção de disco e perfil ateísta em rede social, sinto muito, não impressiona gente grande.

Deixe um comentário

