Que camera comprar

Eu to querendo comprar uma câmera fotográfica. Só que como um câmera não é uma coisa que se compra todo dia e não é uma coisa barata, eu tenho muitas dúvidas de qual câmera escolher.

Uma coisa boa nisso tudo é que eu já consegui me livrar do que eu batizei de ‘paradigma sony’. Eu não sei porque eu tinha na cabeça que as cameras sony eram as melhores e imbatíveis. Talvez porque a sony foi a marca que mais se destacou no boom das câmeras digitais lá pelos idos de 2002, 2003. Então o meu subconsciente guardou aquilo lá e pronto: câmera só prestava se fosse sony.

A minha primeira câmera foi uma sony dsc-s40. E é uma excelente câmera, só que o fato de ela usar pilhas é determinante para comprar uma nova. Outro fator importante é que essa câmera tem 3 anos de garantia (ainda vigentes). Recentemente, ela teve uns problemas sérios e o conserto foi completamente de graça. Ponto pra sony!

Pois bem, as câmeras da sony ainda me encantam, mas o meu bolso fala bem mais alto e resolvi pesquisar sobre isso e descobri que sony só encanta quem não conhece nada de fotografia. É sério, pergunte pra qualquer pessoa que entenda minimamente de fotografia sobre uma câmera sony pra ver qual vai ser a reação dela. Com raras exceções, a sony é uma marca de câmeras digitais que não se deve levar a sério. É só reparar que com o preço de uma sony vc compra uma canon, por exemplo.

Então, posto isso, acabei conhecendo mais a panasonic e a canon. E minha dúvida persiste nas duas. No entanto, eu pendo pra canon devido a tradição em fotografia.

A minha é dúvida é entre a Canon SD1000 e a Panasonic DCM-FS3. Ambas são portáteis, têm o mesmo preço, utilizam bateria recarregável (acompanham o carregador) e cartão SD – muitos pontos a menos pra sony, que teima em utilizar o seu caríssimo memory card.

Ontem, eu fui no shopping e usei brevemente as duas câmeras. A canon me encantou mais, achei o ‘sistema’ dela mais bonito, mais bem feito. O sistema da Panasonic é mais grosseiro, mais tosco. A canon também tem detecção de face e é bem mais portatil

Só que a essa canon tem um problema: não tem estabilizador de imagem. Eu tenho pesquisado muito sobre isso e já li coisas tanto contra como tanto faz. Dizem que estabilizador só faz diferença real a partir de um zoom de 6x (a sd1000 tem 3x ou 4x) a não ser que você tenha mal de Parkinson. No entanto, já vi fotos que mostram que a diferença pode ser absurda sem o recurso. O outro modelo da Canon que ‘corrige’ esse é a SD1100, só que ela custa 200 reais a mais. Aí não dá!

Ai eu tô aqui na dúvida se eu levo a Canon sem estabilizador de imagens ou a Panasonic.

ps: no momento que eu estava escrevendo esse texto, eu fiquei me perguntando: mas que idiotice, por que eu tô escrevendo isso aqui?

Sobre Arlen Nascimento
26 anos, Manaus.

One Response to Que camera comprar

  1. Ficou parecendo diário de menina. 😛 rsrs

Deixe um comentário

