Impressões da propaganda eleitoral

Bom, a pasmaceira começou e a gente vai tendo que engolir cada coisa por aqui…

Vou colocar aqui o que eu achei das propagandas dos candidatos a prefeito.

– Praciano: fiquei em dúvida se o candidato é o Praciano ou o Lula. O Praciano aparece pouco, fala-se muito do Lula, aparece um montagem com o Lula e o slogan ‘vai fazer por Manaus o que Lula está fazendo pelo Brasil’. Praciano, se vc estiver lendo isso, elimine djá esse slogan. Para o eleitor que sabe ler e escrever, não pega bem.
Assisti também ao segundo programa e foi basicamente a mesma coisa com a diferença que dessa vez, o Praciano decidiu mostrar que tem moral em Brasólia e mostrou uma galera que o apóia. Ministros e figurões do PT, só que em alguns casos pegou mal porque o ‘apoio’ era genérico (‘o candidato do PT da sua cidade vai arrasar, bi’ :P)
E também mostra alguns feitos do Praciano – que eu não sei se foram dele mesmo… -: meia passagem, passe livre pros idosos, etc. Mas ele não fala nada a respeito do abafa da CPI do transporte coletivo, em 2004, quando o negócio começou a comprometer o Alfredo, que – junto com o PT – acabara de apoiar o Serafim na disputa pela prefeitura…

– Serafim: fiquei surpreso quando começou o programa do Serafim, uma produção totalmente amazonínica! Aquela abertura triunfal com vários thumbnails de curumins felizes, de obras… e de repente aparece o Serafim!
Parece que as imagens foram gravadas em uma dimensão paralela pois mostra o povão aclamando o Serafim! Eu pelo menos não vejo o Serafim com esse ibope todo, não hoje em dia.
A campanha teve uma jogada de mestre. Tentaram fazer uma inversão das coisas, por exemplo: o problema da água já tem 20 anos, e você queria que o Serafim resolvesse tudo?
Isso não deixa de ser verdade, mas o problema da água só se agravou nos últimos anos!

Outra coisa curiosa é que ele mostra que levou muito tempo pra ‘arrumar a casa’ e mostra alguns fornecedores felizes porque passaram a receber assim que Serafim chegou na prefeitura. Não era bem isso que eu vi numa empresa onde eu trabalhei que eles tiveram que cobrar em juízo e o processo se arrastou por 18 meses…

– Amazonino: o que falar do Negão? Depois de 20 e tantos anos ele continua o mesmo: isso aí? pode deixar que eu vou fazer!
Amazonino vai fazer isso, vai fazer aquilo. ‘Deixa com o Negão que ele sabe’.
Daí vêm aquelas imagens com ele em cima de um jipe e com um chapéu de palha acenando pro povo, abraçando o povo e outras coisas amazonínicas…

– Omar: a campanha do Omar e do Praciano não são idênticas por um (imenso) detalhe: o padrinho, que no caso do Omar é o ‘Eduardo’. Omar pouco aparece e quando o faz, dá pra perceber que não é à toa: ele fala muito mal. O pobre do professor de oratória deve estar sofrendo…
A campanha tenta me convencer que o Omar é um cara legal me dizendo que ele foi líder estudantil e colocando umas fotos sorridentes alteranadas com umas fotos mais sérias, dando ordens…
Depois aparece o Alfredo (e as legendas me dizendo que ele é senador) e diz que o Omar é mesmo um cara legal e que é muito amigo do ‘Eduardo’ e dele também e sugere uma espécie de santíssima trindade: ele em Brasília, ‘Eduardo’ no governo e Omar na prefeitura.
Aí Omar aparece e como ele não tem nada pra chamar de seu (dele), joga tudo nas costas do patrão: ‘o Eduardo fez isso, fez aquilo, mas eu tava ali, do ladinho dele vendo como fazia, viu?’…
Logo em seguida me aparece o senhor propaganda das eleições passadas para o governo me dizendo que quando o ‘Eduardo’ viaja (e ele viaja pra caceta!), ele pode ir tranquilo pois adivinha quem sabe tocar uma obra como ninguém e segura as pontas por aqui? Omar, claro!

– Ricardo Bessa: programa muito rápido, ele não fala nada de proposta. Eu até entendo, ele deve estar querendo se fazer conhecido pelos eleitores. Ricardo Bessa, se você estiver lendo isso, uma dica: ajeite aquela gravata, por favor!! Tá parecendo o João Canabrava!
O Ricardo Bessa talvez seja o candidato que mais tenha propostas pra dar ares de cidade grande pra Manaus (metrô, por exemplo), haja vista que ele já morou em São Paulo e no Rio.
Mas, em pleno século 21, votar num candidato de uma coligação chamada ‘Frente de Esquerda Socialista’ – e que outro dia no Roda Viva Amazonas soltou a pérola ‘…como dizia o grande Mao-tsé Tung…’ – é praticamente impossível.

– Luiz Navarro: programa muito curto também. Ele se apresenta, exalta Karl Marx, diz que o capitalismo é mau, feio e bobão e que Jesus Cristo era socialista (calma, o castigo de Luiz Navarro já está a caminho). No programa, ele milagrosamente aparece com uma camisa amarela, já que em todos os outros lugares ele aparece com a camisa vermelho-companheiro que deve acompanhá-lo desde a década 60, década essa onde suas idéias se encontram (perdidas) até hoje…

Anúncios

Sobre Arlen Nascimento
26 anos, Manaus.

5 Responses to Impressões da propaganda eleitoral

  1. Harllesson says:

    Ei man…achei seu…sítio,blog,flog,sei lá…muito “du paidégua”,rapaz,no seu último artigo,gostei por demais das expressões:”santíssima trindade”,se referindo ao Omar,Eduardo e Alfredo,e “Amazonínico” com relação ao programa do Saraf,também a atenção com a gravata do Bessa…muitas outras coisas são legais nos teus textos,mas comento estas como forma de incentivo,para que você,mesmo com os entraves do dia-a-dia,possa continuar a nos presentear com estes textos engraçados e inteligentes.
    Parabéns!!!

    ah! lembrode você lá da Fundação…legal “mermo”…

  2. Arlen Nascimento says:

    Eu não lembro de vc, mas mesmo assim, obrigado!

  3. Essas progandas são um absurdo à parte, hehe!

    Olha que engraçado, eu sou gaúcha… e vi esses dias, aqui em Manaus o jingle do Omar: “Vem, pra fazer mais! Vem, traz a paixão! Vem com o Omar, segue teu coração…”.
    É a mesma do Rigotto, que lançou a campanha pra governador do RS em 2002. A MESMA.
    Segue aí o link do youtube:
    http://br.youtube.com/watch?v=3fcl_KPAJS4

  4. Larissa Schneider Guilhon says:

    Nossa, eu to passando mau de tanto rir!!! Até que enfim consegui encontrar alguém que pensa além de “ele será tão bom quanto ao Lula”, “ele rouba mas faz”, “não deu tempo de arrumar toda a bagunça da prefeitura”, entre outras pérolas!!!!!
    Parabéns, suas palavras foram ótimas!!!

  5. O Serafim passou 2 anos de seu mandato pagando dívidas… O eduardo viu que o Serafim passou o Omar e jogou um monte de merda pelo ventilador na cara do Serafim…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: