Até onde os velhos merecem respeito?

Hoje eu tava na parada de ônibus quando o meu ônibus chega.
Pra mim, entrar primeiro no ônibus é uma questão de honra. Quando eu sou dos últimos, eu fico deprimido, sei lá.

Enfim, quando eu estava me dirigindo a porta – e seria o primeiro, talvez o segundo -, veio uma velhota correndo e acotovelando todo mundo, dizendo: ‘peraí, peraí, que eu sou da terceira idade’.
Ok, eu faço isso, mas eu não uso a deculpa de ser da ‘terceira idade’ pra fazer isso. Eu faço porque eu sou grosso e mal educado. Ponto.

Dentro do ônibus, enquanto me dirigia ao lugar escolhido, a velharada já estava toda abancada no parte traseira e uma delas dizia pra um outro velhinho ‘senta ali, senta ali na parede. Ei, moço – falando comigo -, deixa ele sentar aí na parede’. Fiquei puto e nem olhei ao redor, simplesmente me dirigi a outro assento.

Afinal, por quê que a gente tem que respeitar os mais velhos mesmo quando os mais velhos não respeitam a gente? Por que não é uma via de duas mãos? O ‘simples’ fato de ter mais idade que eu, imputa a ele o direito de importunar outras pessoas?

Com certeza, não. Mas experimente responder pra um desses cidadãos… é pedir pra ser achincalhado, chamado de mal educado, de ‘esses jovens hoje em dia não respeitam ninguém, não…’.

Poço de sabedoria? experiência? Sem hipocrisia, por favor…

Voltando aos velhotes. Eu realmente devo respeitar uma pessoa que tem menos de 65 anos e que pega a fila pra maiores de 65 anos no banco?

É a mesma coisa que dar o lugar pra grávida. Falando sério, o que eu tenho a ver com a gravidez dos outros? Não são as próprias grávidas que alardeiam que ‘gravidez não é doença, muito pelo contrário’? Ok, eu imagino o quanto deve pesar aquela pessoinha lá dentro, mas…

Sim, é puramente egoísta. Mas eu não acredito muito em pessoas altruístas…

Sobre Arlen Nascimento
26 anos, Manaus.

One Response to Até onde os velhos merecem respeito?

  1. mariane says:

    tadinha das gravidas, não deve ser fácil carregar um filho.

Deixe um comentário

