O que é humildade, afinal?

Um dia desses aí, criei um formspring, a nova modinha da internet, onde você faz perguntas pras pessoas, anonimamente ou não.
Fui questionado duas vezes a cerca da minha, er…, humildade, ou melhor, da minha simplicidade. E apesar de todo mundo fingir que não liga, esse tipo de pergunta bate fundo no nosso ego…

A primeira pergunta veio minutos depois que eu criei o negócio e foi: Pq tu se acha o cú que matou o Cazuza?

Tirando a expressão ‘cu que matou o Cazuza’, que é ótima e vou adotar, fiquei meio sem graça com a pergunta. Será que eu me acho tanto assim, mesmo? É provável que sim. Mas não diria que é achismo, é pura timidez. Apesar de escrever muito no twitter, sou muito tímido quando estou com pessoas que conheço pouco e quando não há assuntos do meu interesse, simplesmente me calo. O silêncio que esse comportamento causa me irrita e me deixa sem graça, e gostaria de reverter isso, mas enfim, é como se fosse mais forte que eu. Paciência.

Em outras ocasiões, minha timidez já foi confundida com arrogância e falta de educação. Numa empresa em que eu trabalhava, se as pessoas não falassem ou me cumprimentassem explicitamente, eu não dava a mínima. É porque não tem coisa pior pra quem é tímido do que ficar no vácuo, é um mindgame consigo mesmo: e, se eu cumprimentar a pessoa e ela não responder? É um terror! Acredite.

Na resposta que eu dei, falei que essa arrogância era uma defesa minha por ser tímido demais em certas ocasiões. Talvez. Outra hipótese que levantei depois, é que isso pode ser uma defesa pra minha insegurança.

Outra pergunta que foi feita foi por quê tudo que eu escrevo tem um tom de superioridade. Nunca tinha parado pra pensar nisso, mas me disseram que é isso mesmo. Então, lascou-se… esse eu acho que é mais difícil de consertar…

Mas voltando ao título do post, o que diabos é ser humilde? É não abordar assuntos em detalhes em que eu sei que tenho propriedade só pra não mostrar soberba? É se orgulhar, mas em silêncio, da casa, carro, whatever adquiridos com o próprio trabalho? É ter vergonha de dizer de assumir que se é bom em determinado assunto? Ter humildade é dizer ‘eu sou muito humilde…’

Se for humilde e simples for isso aí mesmo, sorry, vou continuar arrogante.

ABS

Sobre Arlen Nascimento
26 anos, Manaus.

2 Responses to O que é humildade, afinal?

  1. Adrienne says:

    Já gastei horas e horas pensando sobre isso uma vez… É verdade que humildade não é nada disso mesmo que tu disseste no último parágrafo. Aliás, tudo isso é o total oposto de humildade! E cuidado pra não usar da última frase como um escapismo pra continuar fugindo da crítica que te fizeram… (e talvez, se achar mais superior ainda).
    É difícil mesmo explicar o que é humildade…mas vou tentar…
    Humildade, segundo uma definição muito boa que encontrei no google, é “Virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza e que proporciona a consciência das nossas próprias imperfeições”. É isso! Simples assim. Ser humilde não significa ser falsamente modesto, atribuindo a si mesmo defeitos que sabe-se não possuir, ou se achar melhor que todos ao redor em silencio, como se o comportamento já não denunciasse isso… Humildade é um sentimento genuíno, que vem com a prática e com o sincero reconhecimento de que apesar de possuir muitas qualidades e desempenhar um excelente trabalho, por exemplo, existem SEMPRE pessoas melhores que si mesmo e que SEMPRE há muito o que aprender.
    Ultimamente, tenho percebido isso muito claramente. Ter uma auto-estima saudável só aproxima as pessoas de você. Primeiro, porque não há nada mais chato do que ficar ouvindo uma pessoa ficar falando mal o tempo de si mesma (ou porque quer chamar a atenção ou porque teve uma péssima criação e realmente não vê nada de bom em si mesma) e segundo, porque é definitivamente insuportável ficar ao lado de uma pessoa que você percebe o tempo todo – ou com palavras ou com atitudes – ficar se achando superior äs pessoas… Encontrar um equilíbrio entre reconhecer-se bom naquilo faz, com qualidades que você sabe que possui e reconhecer que você pode aprender sempre e com a pessoa mais iletrada é definitivamente uma virtude que poucos possuem e é isso que eu, particularmente, chamo de humildade.
    Respondi?? Se não, já não sei mais como explicar. Eu só sei que quanto mais humilde se é, mais você encanta e um exemplo vivo disso é meu querido professor Sérgio Freire.

    Mudando de assunto, tu és tímido assim é? Inseguro? Nossa, uma outra faceta de arlen nascimento…ehehehehe
    bjus querido brother!

  2. Eduardo da Rocha Vieira says:

    Simples assim, saber que pode e respeitar o poder dos outros, sabendo que todo mundo pode um pouco e quando todo mundo pode junto, as coisas tendem ao caos ¬¬

Deixe um comentário

