O caminho mais dificil pra ser pobre?

Uma vez eu tava no 616 (Campus-Centro) voltando pra casa e no banco de trás, tinham dois caras conversando.
Um deles falava que acabara de voltar do doutorado na Escócia e que tinha sido muito bom e etc. Papo, vai, papo, vem, o
outro pergunta onde que o doutor estava morando. O doutor responde que tava morando em uma pensão no centro.

Lembrei disso vindo pra casa, do nada. Hoje, a minha vontade de fazer doutorado tende a zero. É claro que existe a
vaidade com a possibilidade de ser doutor (com doutorado, viu adevogados?) antes dos 30 anos, mas e aí?

O mercado, no Brasil, pra minha área (ciência da computação), é, na prática, indiferente pra quem tem doutorado, salvas
raríssimas exceçÕes. MBA dá muito mais dinheiro que doutorado, a propósito. Daí, a única opção, é seguir carreira acadêmica, que é mais uma questão de invocação do que de
vocação.

Voltando ao doutor do ônibus. É pura arrogância, mas, desculpe, eu não quero dedicar 10 anos da minha vida pra terminar
andando de ônibus e morando numa pensão no centro… É claro que isso não faz da pessoa menos doutor. O título é seu com
todo o mérito, mas…

Se eu começasse o doutorado hoje, eu terminaria com 30 anos. Ter 30 anos sem ter estabilidade financeira ou pelo menos
um pé de meia, por pequeno que fosse, é muito pra minha cabeça…

ps: péssimo título do post, mas na hora não consegui pensar em nada melhor.

Sobre Arlen Nascimento
26 anos, Manaus.

One Response to O caminho mais dificil pra ser pobre?

  1. Se eu não tivesse engravidado no último ano da faculdade, teria engatado o Mestrado dos meus sonhos na UFSCAR, aos 21.
    Maaaas como engravidei (e quase me jogo do prédio, achando que tinha acabado com minha vida), tive que me virar pra entrar no mercado de trabalho e ter um bom salário.
    Arrumei emprego dois meses após a colação de grau e nunca mais estive desempregada. O pézin de meia tá enchendo e COM CERTEZA, não teria metade do que tenho se enveredasse pro mundo acadêmico. O Brasil não está preparado pra quem gosta de estudar.

Deixe um comentário

