O twitter e suas múltiplas camadas de percepção

O que (talvez) começou como uma coisa em que nem os próprios criadores botavam muita fé, hoje é sucesso mundial. Não existe uma explicação plausível que explique todo esse sucesso. Como diabos um site em que eu tenho 140 caracteres pra me expressar pode fazer tanto sucesso? Não existe resposta correta.

Pra mim, a grande graça do twitter é ser reconhecido pelo que você escreve, o que vai de encontro ao orkut. Não importa se você é feio ou gordo. O que importa é o que você escreve. E isso é legal porque filtra um monte de gente que não tem nada pra falar, só pra mostrar. O ´ter alguma coisa pra falar´ não quer dizer de forma alguma ´ter alguma coisa importante ou inteligente pra falar´. Ainda bem. Afinal ninguém aguenta seguir gente que só fala coisas (supostamente) inteligentes o tempo todo. É chato. Outra faceta do twitter é mostrar o lado mais normal das pessoas. Isso pode ser visto no perfil dos famosos.

O curioso do twitter são as múltiplas formas com que ele é percebido e adotado. Pro pessoal que trabalha com computação (eu) o twitter nada mais é do que um site em que eu preencho um form com até 140 caracteres com algumas besteiras (pseudo) engraçadas. E é só isso mesmo.

Já pros publicitários, o twitter é um ´novo conceito´ em algum termo super cool criado na semana passada. São as tais das mídias sociais em que o indivíduo zzZzZzzzzzzZZzZ ops, dormi…

Já pra galera da comunicação, o twitter é um super novo canal de comunicação e interação, são as tais das mídias sociais em que cada pessoa é a parte do processo e que interage e que cria e que se comunica e que é prolixo, como só eles conseguem ser. É uma revolução no processo de comunicação da sociedade e bla bla bla. E tome mestrados, doutorados e livros e mais livros sobre… twitter. Besta quem compra… 😛

O grande problema pra mim é levar o twitter (ou qualquer outra coisa da internet) a sério. Já vi gente falando em reputação no twitter, que a gente deveria se preocupar em quem seguimos ou com quem nos segue porque isso poderia afetar a nossa imagem na internet! Olha isso!

Não poderia deixar de falar da mais nova profissão que o twitter criou: o analista de mídias sociais. Parece piada mas não é, ele existe mesmo. E ainda tem o tal do trend hunter, seja lá o que isso signifique. O divertido dos analistas de mídias sociais é querer condenar o pessoal que está no mundo a passeio (me inclua aí, por favor) e que avacalha toda e qualquer tentativa que se faça pra levar o negócio a sério.

E não poderíamos esquecer dos chatos que ficam dizendo que fulano não sabe usar o twitter, que twitter não é orkut, que twitter não é MSN… mermão, o twitter é o que eu quiser que seja e aí é que tá graça. E adivinha quem mais reclama que os outros não sabem usar o twitter? Ele mesmo, o analista de mídias sócias. Repara só.

Anúncios

Sobre Arlen Nascimento
26 anos, Manaus.

2 Responses to O twitter e suas múltiplas camadas de percepção

  1. Boa! Gostei!

  2. Adrienne says:

    Arlen, vc está de volta a Manaus, maninho?

    Juro que ouvi vc falando tudo isso agora mesmo… ops!

    =)

    Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: