Coisas irritantes no firefox

O firefox é o melhor browser do mercado. O Opera faz bonito em algumas coisas, mas eu não consigo me acostumar, eu tento usar, mas não dá. O Chrome e o Internet Explorer tem a mesma (e única) utilidade: baixar o firefox.

No entanto, a versão do firefox pro windows tem algumas coisinhas irritantes.

– Janelinha avisando que o download terminou:

Oi, seu download terminou

Essa janelinha me irrita de verdade. Não consigo explicar, mas é um saco ver esse negócio pulando no cantinho.

Pra desabilitar é simples. Na barra de endereços, basta digitar about:config e buscar por browser.download.manager.showAlertOnComplete ou por qualquer pedaço dessa string e alterar o seu valor para false.

– Abrir arquivos direto no browser.

Eu odeio que arquivos pdf sejam abertos direto no browser. E eu não sei porque cargas d´água o firefox vem com essa chatice. Isso se torna chato porque o firefox não espera que o arquivo seja baixado completamente para abrí-lo, assim que qualquer pedaço do arquivo está disponível, o browser já vai mostrando, o que sempre resulta em travamento e lentidão na resposta do browser. Prefiro mil vezes que o arquivo seja baixado integralmente (demore o quanto demorar) e aí sim visualizá-lo no programa adequado.

Pra desabilitar, basta ir em Tools -> Options -> Applications, buscar por pdf e escolher a opção Always Ask. Mas isso não é suficiente. É necessário desinstalar o plugin que possibilita que o firefox leia os arquivos pdf, isso pode ser feito em Tools -> Add-ons.

Eu também me irrito com músicas e vídeos sendo abertos direto pelo browser.

– Salvar os downloads na pasta Downloads.

Mano, EU decido onde eu salvo os meus arquivos, certo? Eu tenho toda uma organização pros meus arquivos. As músicas ficam na pasta musicas (aliás, pra qualquer pasta, todas as letras em caixa baixa, sem espaços e acentos. Grato), os programas ficam em downloads, os vídeos ficam em videos e assim por diante. Não quero que tudo seja colocado numa pasta chamada Downloads e depois organizar. Quero organizar no momento em que eu salvo no computador.

Pra desabilitar, basta ir em Tools -> Options -> General, seção Downloads.

É isso.

Aliás, você já reparou que o firefox tem os botões de recarregar e parar e que essas operações são mutuamente exclusivas?

Sobre Arlen Nascimento
26 anos, Manaus.

Deixe um comentário

