Os sites de compra coletiva e a venda de dados dos clientes

Quando houve o boom dos sites de compras coletivas no Brasil, eu estava em Portugal. Lá também houve o boom mas de apenas um site, o Groupon. Só voltei pra Manaus no dia 31 de dezembro e só me cadastrei em algum site de compra coletiva bem depois disso, sei lá, coisa de um ou dois meses.

Antes de eu me cadastrar nesses sites, eu NUNCA recebia email/newsletter de nenhuma loja de Manaus. Mas nenhuma mesmo. A atuação das lojas de Manaus na internet sempre foi muito ruim. Poucas lojas tem site decente, outras nem se dão ao trabalho.

Pois bem, coisa de um mês depois que eu me cadastrei em dois ou três sites de compras coletivas, comecei a receber “emails não solicitados” de várias lojas de Manaus. Não apenas de lojas mas também de shoppings e teatros. Relembrando, nunca cadastrei meu email pra receber nada de nenhuma dessas lojas. A única vez que cadastrei meu email em alguma dessas coisas foi no eCenter, no meu email do zipmail. E lá se vão uns 10, 11 anos!

A conclusão a que eu cheguei é que os sites de compras coletivas de Manaus estão vendendo os dados dos seus clientes. Li os Termos de Uso de um dos sites e não havia nada a respeito disso, então é uma puta falta de sacanagem que estejam fazendo isso.

As informações que esses sites tem em mãos valem muito porque representam uma base de dados atualizadíssima, montada toda em 2011!

E pra mostrar que eu não tô falando tanta besteira assim, olhe uma foto que tirei de um outdoor, outro dia.

Venda de dados privados?

Como evitar?

Se você já se cadastrou nesses sites não há nada que se possa fazer, pois mesmo que você apague a sua conta, os dados já foram repassados para terceiros.

É claro que quando os sites forem indagados a respeito disso, irão negar. A não ser que estejam amparados pelos termos de uso que o cliente aceitou. O negócio é ter paciência e ir se descadastrar de um negócio em que você nunca se cadastrou (que nem você teve que fazer com o Badoo).

Se você ainda não cadastrou seu email em nenhum desses sites mas pretende fazê-lo, faça da seguinte forma. Coloque algum identificador único e discreto e que somente você saiba no cadastro desses sites. O identificador deve estar no nome, pois o endereço de email não vai poder ser alterado, já que o email tem que chegar até voce, né?

Exemplo: quando for se cadastrar no Tambacu Urbano, coloque o seu nome como sendo Fulano T da Silva, o “T” siginifica Tambacu. Assim, se por ventura o Tambacu vender os seus dados, algum dia você vai receber um “email não-solicitado” endereçado para o Fulano “T” da Silva. Essa idéia não é minha, vi em algum site por aí que eu não consigo lembrar.

Mas percebi que os “emails não-solicitados” não são personalizados, então mudar só o nome não serve. E ainda: alterar o nome poderia implicar na utilização do cupom, já que é exigido que você apresente o RG na utilização.

Como criar um email para cada site não é prático. você pode criar alias, um apelido pro seu email. No momento do cadastro, você coloca esse alias no lugar do email real. O Gmail permite que você crie alias adicionando um +<identificador> após o seu user name, como em meuemail+compras@gmail.com. Assim você é capaz de “rastrear” o remetente do email. Alguns sites não permitem a utilização do caractere “+” no campo de email na seção de cadastro. Mas na seção de alteração, você pode adicionar um endereço de e-mail com o “+”.

To be continued.

Sobre Arlen Nascimento
26 anos, Manaus.

One Response to Os sites de compra coletiva e a venda de dados dos clientes

  1. Pingback: Entenda como o Coubiz fornece seus dados pessoais para terceiros sem sua autorização « Pai d’égua

Deixe um comentário

