As compras coletivas e o dumping

A premissa dos sites de compra coletivas é que um produto negociado para várias pessoas sai mais barato do que o mesmo produto negociado para apenas uma pessoa. E como existe um limite mínimo para a oferta ser ativada, o comerciante vai ter a certeza de que ele vai ter aquela quantidade de clientes. É uma degustação. A intenção do desconto é oferecer ao cliente uma oportunidade de experimentar o serviço sem pagar o preço cheio. É como se fosse um comercial na televisão, mas o objeto do comercial é o próprio serviço/produto. Mas isso tudo você já sabia.

O que eu estou em dúvida até hoje é o seguinte: alguns produtos estão sendo vendidos muito abaixo do valor de custo. Por exemplo: eu tenho certeza que um tratamento capilar com nanoqueratinização, microesfoliação e vulcanização dos fios com a estrutura metálica comprometida que custa 250 reais, não sai R$ 20 pro comerciante. A explicação é que esse mega desconto vem também da verba de marketing de que o estabelecimento disporia e em vez de usar esse dinheiro fazendo comercial na tv, o dinheiro é usado no desconto final pro cliente.

No entanto, essa prática de vender produtos e serviços abaixo do preço de custo não apenas tem um nome como é proibida: dumping. O dumping é concorrência desleal (que é crime). Isso tudo está muito melhor explicado aqui.

Ai fica minha pergunta: os sites de compra coletiva e os comerciantes que anunciam nesses sites estão praticando dumping?

Uma curiosidade: você sabia que a comissão que esses sites cobram gira em torno dos 50% do que o anunciante vender?

Uma constatação in time: depois do boom desses sites em Manaus já podemos apontar dois ou tres que sucumbiram (não oficialmente, ainda) e que hoje são apenas figurantes no showbiz, ou seja, nem fazem parte dos mais top.

🙂

Anúncios

Sobre Arlen Nascimento
26 anos, Manaus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: