Entenda como o Coubiz fornece seus dados pessoais para terceiros sem sua autorização

 

Há um tempo, escrevi um post sobre a minha desconfiança de que sites de compra coletiva de Manaus estavam vendendo suas bases de dados para empresas de mala direta. A dúvida surgiu quando, do nada, eu passei a receber mailings de lojas e restaurantes nos quais eu nunca me cadastrei. Na mesma época vi um outdoor ofertando esse tipo de serviço. A certeza de que algum desses sites estava fornecendo, ou vendendo mesmo, os dados dos clientes, eu já tinha. Mas não tinha como saber qual.

Venda de dados privados?

Foi aí que eu resolvi fazer um experimento.

No dia 30 de junho de 2011, criei o email arlen.comercial no Gmail e me cadastrei nos principais sites de compra coletiva de Manaus (Coubiz, Tambaqui Urbano, Top Cupom, Show do Cupom).

O Gmail tem várias funções interessantes. Uma delas é que você pode criar tags para “rastrear” o remetente dos emails. Explico Melhor.

Você pode alterar o seu endereço de email adicionando ao final dele o símbolo “+” seguido de uma palavra. Exemplo: se em algum cadastro eu colocar o endereço de email arlen.comercial+x@gmail.com, quando eu receber um email cujo destino tenha sido arlen.comercial+x@gmail.com, eu sei que aquele email veio do site x. E se não veio daquele site mas de um outro onde eu nunca me cadastrei, então a única possibilidade existente é que o site x tenha repassado meus dados a terceiros.

Então fiz isso. Para cada um dos sites em que cadastrei, adicionei uma tag única ao email de cadastro (exemplos: “+t”, “+sc”). O problema é que o campo de email do cadastro do Coubiz não aceitava caracteres especiais, o que me impossibilitava de usar uma tag. Então, somente para o Coubiz, deixei meu email original, sem nenhuma tag.

Meu email de cadastro no Coubiz

Aí foi só esperar.

E demorou. Mas hoje, 30 de setembro de 2011, chega ao meu email a seguinte propaganda no meu email de uso pessoal. E algumas horas depois, chega o mesmo email endereço a arlen.comercial@gmail.com. Ou seja, finalmente, repassaram a última atualização da base para a empresa de mala direta.

Propaganda não autorizada para o email cadastrado

O remetente foi o email japamix@imanaus.com.br. Entrando no site imanaus.com.br temos a seguinte (e única) página.

Site da imanaus.com.br

Winning.

Recapitulando: criei um email exclusivamente para fazer cadastros em sites de compra coletiva, tomando o cuidado de criar uma identificação única para cada um dos sites. Meses depois, recebo uma propaganda não solicitada endereçada ao mesmo email que cadastrei exclusivamente no Coubiz.

***

Todo site, os de cunho comercial principalmente, definem seus Termos de Uso, que é um contrato com o qual você concorda para poder utilizar os serviços do site. Com o Coubiz não é diferente, no momento do cadastro, você é obrigado a concordar com esses termos para poder se tornar um usuário.

Mas quem lê os Termos de Uso, não é mesmo? Pela primeira vez, eu li. E aqui estão os Termos de Uso do Coubiz. Em todo caso, aqui está um print tirado no dia 30.09, caso resolvam mudar de última hora (o que está previsto nos Termos, diga-se).

Termos de Uso do Coubiz. Clique para aumentar.

Não há, nos Termos de Uso do Coubiz, nenhuma cláusula em que o usuário dê permissão para o site divulgar seus dados a empresas terceiras.

***

Não sei se isso que o Coubiz fez é contra lei. Sinceramente, não ligo se é ilegal ou não. Só acho que é anti-ético (ou anti ético), a empresa fornecer dados confiados ao seu site para empresas de mala direta fazerem spam e o cliente sequer ser informado disso. O facebook já teve sérios problemas com essas questões relacionadas a privacidade dos usuários.

Esse foi apenas um caso que eu consegui pegar. Ainda recebo diversas outras propagandas cuja origem não consegui rastrear, mas parece que vai ser apenas questão de tempo.

Sobre Arlen Nascimento
26 anos, Manaus.

20 Responses to Entenda como o Coubiz fornece seus dados pessoais para terceiros sem sua autorização

  1. Juliana says:

    no final do ano passado, comprei um cupom pra rodízio de massas no Macaroni, no Dom Pedro.

    desde então, recebi mais de 3 e-mails da mesma pizzaria (3 contados só até alguns muitos meses atrás, quando pedi pra ser retirada da lista), sem que eu nunca tivesse feito qualquer tipo de cadastro no local ou marcado algum box pra inscrição em mailing list.

    pesquisando agora no Google, vi que o cupom foi vendido por quem, adivinhem.. isso mesmo, Coubiz. ou seja, faz (muito) sentido..

  2. Nara Pires says:

    Compro no Coubiz desde o início do site e não estou recebendo emails propaganda, de nenhum dos lugares onde comprei o serviço.

  3. Cara esse tipo de marcação que o gmail oferece não é 100% de certeza. Eu mesmo só usava ela pra me cadastrar em qualquer site, e quando menos esperava chegava e-mail marketting sem utilizar a tag (assim como chegou ai pra vc), o que to dizendo é que pode não ter sido o Coubiz. Com certeza existe algum algoritmo para remover essas tags.
    Vou dar uma pesquisada na internet se achar algum algoritmo posto aqui.

  4. Arlen Nascimento says:

    Fabiano e Nara, vcs comentaram com o mesmo IP. Ate aí, ok.
    Ai o Fabiano deixa o link do facebook, vou la olhar, e qual não é minha surpresa quando vejo que nas activities and interests tem COUBIZ COMPRAS COLETIVAS.
    Hmmm….

  5. Estou em uma lam, tenho o coubiz nas minhas activities and interests assim como TATAME, Guaraná Antarctica, CFW, Manaus, Amazonas, Clínica Santorini, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, 成龍 Jackie Chan, Carla Diaz, Assistir TV Online, Cidade OFF, Hipertrofia, IELB

  6. Adrienne says:

    Nossa, às vezes paro pra pensar nessas coincidencias lindas da vida, Fabiano! Que curioso você estar em uma lan house, usar um computador pra LER um post num blog “qualquer” e se deparar com uma outra pessoa da mesma opinião e que usa o mesmo computador para se encher de cultura, pesquisando textos, em vez de tuítar, usar o facebook ou jogar CS. Que Lan é essa que promove essa cultura? Preciso ir lá. 😉

  7. Adrianne vi o link para esse blog justamente pelo face 🙂

  8. Adrianne vi o link para esse blog justamente pelo face 🙂

    to indo pra casa bjs.

  9. Everton Gualberto says:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, e ainda tem justificativa, é um brincante.

  10. Pingback: O silêncio do Coubiz « Pai d’égua

  11. Interessante ! isso tem que se repercutir ! blog no wordpress é muito complexo menos visualizado por falta de conhecimento de muito, faça ao menos um simples Blogspot. ” Blogger.com ” mais visualizado ! Visitem e sigam o meu ” http://italokaiqueam.blogspot.com ” uma boa noite ;*

  12. Asouza says:

    Aconteceu comigo isto também. Me cadastrei no coubiz e logo em seguida eu comecei a receber e-mails da temakeria japa mix. nunca fiz nenhuma compra no coubiz e muito menos do japamix.
    Não concordo com esse tipo de atitude.

  13. Pingback: » Spam é crime? Be Relevant. O Blog da 92dpi

  14. Bruno says:

    Bora trabalhar pra ganhar dinheiro?
    Isso eh falta do que fazer!

    Vai arrumar algo pra fazer nerd!

  15. Renata says:

    se eu ganhasse algum centavo por cada spam desse japamix q eu recebo diariamente, dava pra ir la toda semana comer…irritante isso todo dia.

  16. Renata ingrata says:

    comentários idiotas devem ter o mesmo IP…devem ser da mesma lan house. coincidência.

  17. Bem apontando, Arlen!

  18. Pingback: O vazamento do Coubiz continua… « Pai d’égua

  19. Paulo says:

    Seu gordo punheteiro come ninguem e ju from hell gorda nao fode do caralho! Vao tomar no cuh!!!! Se vcs nao tem nada oq fazer da vida q tal foder um c o outro kkkkkkkk!!!! Passam o dia atras do pc vasculhando a vida dos outros! Tomar no cuh bando de nerd babaca do kralho vao viver 1000 vidas e nao vao viver de verdade kkkkk

    • italokaique says:

      ???

Deixe um comentário

