O silêncio do Coubiz

Fiz esse post aqui mostrando que o Coubiz fornece seus dados pessoais para terceiros sem sua autorização.

Pra minha surpresa, o post foi muito bem acessado. O blog bateu o recorde de visitas no dia 3 de outubro. E mesmo depois de alguns dias de sua publicação, o post ainda continua sendo muito acessado.

Apesar do grande número de visualizações, o post, curiosamente, não viralizou, ou seja, pouquíssimas pessoas passavam pra frente (davam um RT, por exemplo). Eu tenho um palpite do porquê, mas prefiro guardar pra mim, por enquanto. Houve poucos comentários e, dentre eles, uma defesa meio suspeita.

A estratégia foi fingir que não viu. Como meu blog é pequeno e, portanto, não é capaz de repercutir sozinho, se ninguém desse confiança, o assunto ia morrer. E foi o que aconteceu. Mesmo contando com a ajuda de alguns hubs nas redes sociais, o post não vingou.

Mas pelo relatório de acessos, eu sei que o post chegou dentro do Coubiz e de outras empresas pareceiras. Soube que o Coubiz estava apurando o fato. Mas não houve nenhuma manifestação pra um assunto que eu considero bem sério. Nenhuma.

Logo após a publicação do post, foram aparecendo informações que deixavam claro que o fornecimento de dados dos cliente é feito com total anuência do Coubiz.

Como falei no post passado, a empresa responsável pelos spams mailing é a imanaus.com.br.

A internet disponibiliza vários serviços gratuitos que permitem visualizar informações públicas associadas ao registro de domínios. Usando o whois, verifiquei que o domínio imanaus.com.br está registrado no nome da entidade Intronet – Soluções Interativas em Internet cujo responsável é Rafael da Costa Rola.

E o domínio intronet.com.br está registrado em nome de Mauro Batista Rola.

Na página principal do site da Intronet é possível encontrar o portfólio da empresa, que mostra como últimos trabalhos o site do Coubiz.

Uma grande coinicidência, mas que não acaba por ai.

Fazendo uma consulta pelo dominio imanaus.com.br usando o site ip-address.com, temos o seguinte resultado.

imanaus no ip-address.com (clica que aumenta)

E fazendo uma consulta pelo dominio coubiz.com no mesmo site, temos o resultado

Coubiz no ip-address.com (clica que aumenta)

Ou seja, o Coubiz e a imanaus (relembrando: a empresa que faz spam) estão hospedados no mesmo condominio, o SNH Serviços de Internet.

Não há absolutamente nada de errado nisso. Uma pesquisa mais a fundo revelaria dezenas de sites que compartilham o mesmo provedor, e até o mesmo servidor.

Mas pelo menos pra mim (e é o que importa) fica provado que o Coubiz além de consentir, participa ativamente do fornecimento de dados dos clientes para terceiros. Na verdade, não há terceiros, a empresa que cuida do Coubiz é a mesma empresa que dispara propagandas indesejadas para o seu email sem a sua autorização.

Ainda há outra possibilidade que deve ser levantada. Supondo que o Coubiz seja inocente, então a única responsável passa a ser a imanaus, que consegue os dados do Coubiz de alguma forma misteriosa (backdoor?). Mas sabendo que eles estão hospedados no mesmo ISP,  e talvez até no mesmo servidor físico, é muita conspiração.

Anúncios

Sobre Arlen Nascimento
26 anos, Manaus.

3 Responses to O silêncio do Coubiz

  1. Também notei um crescimento de propaganda mal-feita e indesejável de empresas na minha mail box. Suspeitei desde o princípio.
    #compartilhando

  2. Pingback: O vazamento do Coubiz continua… « Pai d’égua

  3. Pingback: » Spam é crime? » Be Relevant. O Blog da 92dpi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: