Michel Teló e a autêntica cultura brasileira.

Disclaimer: esse post estava escrito desde segunda-feira, mas fiquei enrolando pra publicar. Considerei não publicar depois desse post do Ismael e desse post do Gravz que meio que falaram muito do que eu gostaria de ter escrito. Mas como opinião irrelevante é comigo mesmo, resolvi publicar mesmo assim. Lá vai.

A música que o Michel Teló faz não é, nem de longe, da minha preferência. No entanto, só sendo muito  pedante pra ignorar que ele é o maior sucesso do Brasil hoje.

Com uma música autenticamente brasileira (letra ~safadinha~ e ritmo sertanejo), ele conseguiu romper  barreiras internacionais, sendo o primeiro lugar em vendas na iTunes Store de vários países como Portugal, Espanha e etc. E ontem, caiu na internet um vídeo em que soldados de exército de Israel fazem a coreografia da música! E pra completar, uma amiga disse que dois russos no chatroulette perguntaram se ela conhecia o Michael Tello e começaram a cantar a música! Se você não acha isso incrível, deve ter algum problema com você.

Eu acho isso sensacional. Não sei se ele tinha a pretenção de fazer sucesso internacional com essa música, ACHO que não, e isso torna tudo mais sensacional ainda. Dezenas de artistas já  gastaram fortunas pra entrar no mercado internacional e não conseguiram. Talvez pela falta de
espontaneidade e frescor, um dos diversos ingredientes da música ‘Ai se eu te pego’.

Além disso, ainda há a barreira da língua. Imagine pessoas das mais diversas nacionalidades cantando uma música numa língua intrincada como o português por terem, simplesmente, gostado da música.

No entanto, no mundo paralelo da internet brasileira, Michel Teló é admoestado, chamado de praga e  dizem que está envergonhando o Brasil mundo afora. Olha, não acho nada disso. Goste você ou  não, a música sertaneja, o pagode, o funk e o samba são as mais legítimas manifestações culturais brasileiras, dentre vários motivos, porque vem da massa.

O Brasil também exporta divesaos outros ritmos, como várias vertentes do metal. No entanto, nesse caso, acho que as bandas se destacam porque tem talento e fazem música de qualidade e não por serem do Brasil, já que thrash metal é thrash metal em qualquer lugar.

Apesar de o Brasil ser pródigo em exportar muita coisa que não presta, acho que esse não é o caso para se envergonhar. Michel Teló é talentoso, canta muito bem e é músico (ele toca sanfona, um instrumento que, na minha cabeça, é muito difícil e requer uns 3, 4 movimentos diferentes). Entre ele fazer sucesso e outras coisas como o rebolation ou ‘beber, cair e levantar’, eu fico com ‘Ai se eu te pego’, sem dúvida.

E pra ficar melhor, a letra de ‘Ai se eu te pego’ é da mesma autora de ‘A dança do quadrado’. Essa história só fica melhor!

Sobre Arlen Nascimento
26 anos, Manaus.

Deixe um comentário

