Michel Teló e a autêntica cultura brasileira.

Disclaimer: esse post estava escrito desde segunda-feira, mas fiquei enrolando pra publicar. Considerei não publicar depois desse post do Ismael e desse post do Gravz que meio que falaram muito do que eu gostaria de ter escrito. Mas como opinião irrelevante é comigo mesmo, resolvi publicar mesmo assim. Lá vai.

A música que o Michel Teló faz não é, nem de longe, da minha preferência. No entanto, só sendo muito  pedante pra ignorar que ele é o maior sucesso do Brasil hoje.

Com uma música autenticamente brasileira (letra ~safadinha~ e ritmo sertanejo), ele conseguiu romper  barreiras internacionais, sendo o primeiro lugar em vendas na iTunes Store de vários países como Portugal, Espanha e etc. E ontem, caiu na internet um vídeo em que soldados de exército de Israel fazem a coreografia da música! E pra completar, uma amiga disse que dois russos no chatroulette perguntaram se ela conhecia o Michael Tello e começaram a cantar a música! Se você não acha isso incrível, deve ter algum problema com você.

Eu acho isso sensacional. Não sei se ele tinha a pretenção de fazer sucesso internacional com essa música, ACHO que não, e isso torna tudo mais sensacional ainda. Dezenas de artistas já  gastaram fortunas pra entrar no mercado internacional e não conseguiram. Talvez pela falta de
espontaneidade e frescor, um dos diversos ingredientes da música ‘Ai se eu te pego’.

Além disso, ainda há a barreira da língua. Imagine pessoas das mais diversas nacionalidades cantando uma música numa língua intrincada como o português por terem, simplesmente, gostado da música.

No entanto, no mundo paralelo da internet brasileira, Michel Teló é admoestado, chamado de praga e  dizem que está envergonhando o Brasil mundo afora. Olha, não acho nada disso. Goste você ou  não, a música sertaneja, o pagode, o funk e o samba são as mais legítimas manifestações culturais brasileiras, dentre vários motivos, porque vem da massa.

O Brasil também exporta divesaos outros ritmos, como várias vertentes do metal. No entanto, nesse caso, acho que as bandas se destacam porque tem talento e fazem música de qualidade e não por serem do Brasil, já que thrash metal é thrash metal em qualquer lugar.

Apesar de o Brasil ser pródigo em exportar muita coisa que não presta, acho que esse não é o caso para se envergonhar. Michel Teló é talentoso, canta muito bem e é músico (ele toca sanfona, um instrumento que, na minha cabeça, é muito difícil e requer uns 3, 4 movimentos diferentes). Entre ele fazer sucesso e outras coisas como o rebolation ou ‘beber, cair e levantar’, eu fico com ‘Ai se eu te pego’, sem dúvida.

E pra ficar melhor, a letra de ‘Ai se eu te pego’ é da mesma autora de ‘A dança do quadrado’. Essa história só fica melhor!

Anúncios

Sobre Arlen Nascimento
26 anos, Manaus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: