Uma idéia a ser implementada

Uma idéia para ser implementada

Manaus é uma cidade provinciana em muitos sentidos. Trânsito, mentalidade, comércio e principalmente internet. E nem falo da escassez de internet ou dos preços abusivos (R$ ~100 um link de “200kbps”). Falo da ausência de sites de restaurantes, bares e etc.

Talvez umas cinco ou seis lojas – e estou exagerando – daqui tenham um site de respeito. Bemol, Mirai, Infocentro, …, olhaí, apenas 3 lojas têm um site que vale a menção. A Ramsons – que tem mais de 15 lojas na cidade – sequer tem site, só a página inicial de construção eterna.

Dessas aí, apenas Bemol e Mirai vendem on-linemente. Um adendo: já comprei uma vez no site da Bemol e tive problemas. Comprei um celular descrito assim: kit amazônia celular nokia 1600, mas além do tal kit, eu tinha que incluir o chip na compra! Então que porra de kit era esse?! Reclamei, não deu em nada e cancelei a compra, mas logo em seguida eles mudaram o site.

Para as lojas daqui, eu não faço questão de comprar on-line. Tudo o que eu quero saber é o preço pra eu comparar e ir comprar no lugar mais barato. Só isso. Eu não quero ter que ligar pra perguntar o preço do headset usb e o vendedor me perguntar ‘ixi, não sei nem o que é isso…’ – história verídica, aconteceu na infostore.

Ah, e além de preço, eu quero especificações, aquelas letrinhas miúdas. Se for câmera digital, eu quero saber qual é o ISO, lente, estabilizador de imagens, se usa pilha ou bateria. Se for celular, eu quero saber se é quadriband, se tem slot de memória, se tem bluetooth e etc. Também quero saber formas de pagamento, parcelamento, garantia e bla bla bla.

Mas o que eu realemente sinto falta é de sites de restaurantes. Ou pelo menos de sites que façam reviews de restaurantes. Brasil afora existem blogs legais que falam tudo o que eu gostaria de saber a respeito de um restaurante antes de eu ir lá gastar o meu pobre dinheirinho.

O melhor exemplo desses blogs é o Papo de Buteco. O autor é dono de restaurante e escreve sobre suas peripécias por outros restaurantes. O bom é que ele (ainda) não foi contaminado pelo politicamente correto. Fala mal, fala muito mal, fala bem, fala de preço, atendimento e etc.

É muito chato ir num restaurante, olhar o cardápio e dar meia-volta por causa dos preços.

Aqui em Manaus surgiram uma iniciativa – que eu saiba – como o Esfomeados, mas parece que foi abandonado. O site traz o cardápio de alguns restaurantes e lanchonetes, mas não traz as impressões. E também são poucos os estabelecimentos que estão no site. Existem lugares que tem preço bom, comida boa, mas o atendimento é péssimo (a regra por aqui).

A minha idéia é fazer um site de reviews de restaurantes, lanchonetes e outros serviços relacionados. Colocar os preços, impressões gerais e etc. Basicamente, o que falta pra eu fazer isso é dinheiro pra poder ir nos lugares, comer e beber pra poder falar depois. Algo do tipo cliente oculto, mas sendo pago pelo próprio bolso e divulgando, logicamente.

A Veja Manaus já faz isso de certa forma. Só que o público alvo da Veja é de alto poder aquisitivo, logo os lugares dos quais eles falam também o são. Isso sem falar na linguagem que é muito mais rebuscada e politicamente correta, haja vista que é uma revista ‘séria’ e bla bla bla.

O que eu gostaria de fazer é uma espécie de guia com uma linguagem informal, sem compromisso. Do tipo: tenho 30 reais, onde eu posso comer bem com essa grana?

Se você se interessou e quer levar essa idéia pra frente. Entre em contato: arlen.nascimento arroba gmail.com

Sobre Arlen Nascimento
26 anos, Manaus.

3 Responses to Uma idéia a ser implementada

  1. Pingback: Coma bem em Manaus - uma idéia implementada « Pai d’égua

  2. Flavio Silveira says:

    Morei em Manaus por três anos, em 1999, 2000 e 2001 como médico no Hospital militar (Hosp. Geral de Manaus) e gostava d ir à Ramsons e, inclusive compresi Caixas de som e Home Theather lá, e, sempre procurei pela bosta do site deles e ninca consegui, até ver hoje em seu blog que encontrei por acaso, seu comentário eclarecedor sobre o analfabetismo digital desta grande rede de eletroeletrônicos manauara. Obrigado por me fazer constatar que não era eu que não encontrava a homepage dessa rede de lojae, mas são eles que simplesmente não a possuem!!!!!!!!! That’s incredible, that’s Brasil, that’s Manaus That is the mediocre administration da Ramsons!

Deixe um comentário