Quando o twitter faz mal

Ontem (03.01.10), acordei, tomei banho, tomei café e fui dar uma olhada no twitter, como é de costume. Mas, de repente, aquilo tudo me deu uma preguiça, uma canseira… É gente reclamando da vida o tempo inteiro, que nunca tá bom, que tudo tá ruim, que nunca nada vai ser bom…

No twitter, eu também fico de mal humor e solto uns tweets bem aborrecidos, mas, creio que, no geral o balanço é positivo: tenho mais updates bem humorados e engraçaralhos do que updates aborrecidos, com mal humor. E até evito escrever quando eu tô desse jeito.

Ninguém é obrigado a aturar isso, naturalmente. O unfollow tá aí pra isso.  A grande sacada do twitter é ser assimétrico, ou seja, a ligação entre duas pessoas não é necessariamente recíproca, eu posso seguir você e você pode não me seguir de volta e tudo bem.

Mas mesmo assim peguei bode do twitter. E de repente percebi o quanto de tempo se gasta naquilo, o quanto de energia se gasta esperando por updates e, depois, respondendo a eles. Ontem fiz um teste e passei o dia inteiro sem usar o twitter. Lógico que no começo é difícil, afinal lá se vão meses de uso intenso, mas nada intransponível. E de repente me vi novamente com vontade de ler um livro, de assistir a um filme, de escrever posts pro blog, de dormir mais cedo…

Tava pensando ainda agora e o twitter funciona como uma espécie de catalisador, tanto pra coisas boas quanto pra coisas ruins. Se você está empolgado, entra no twitter, fala besteiras, alguém responde as besteiras e você continua animado. Mas se você está aflito, triste, meio pra baixo e vai entrar no twitter, esqueça, pode ser pior. Tem tanta gente reclamando de tanta besteira, que você rapidamente se dá conta que os seus problemas são maiores (os meus sempre são mais importantes que o dos outros…) e aí é que vai ficar pra baixo, mesmo.

Não vou fechar a conta, não é pra tanto. Os eventos que rolam com o pessoal do twitter são legais. Mas pretendo tirar uns dias de folga pra ver qual é.

Abs

Sobre Arlen Nascimento
26 anos, Manaus.

3 Responses to Quando o twitter faz mal

  1. Anonymous says:

    Ei menino, tem uns caras zoando com teu amigo infospcx no twitter. Já viu?

  2. Marcela says:

    Ai Arlen não liga pra essas coisas não. é bom twittar pois podemos compartlhar idéias e experiências. Vou sentir tua falta se tirar férias.. Abraços.

  3. Eu costumo falar que no Brasil, tudo que se populariza se vulgariza. IRC, Fotolog, orkut, o twitter não poderia ficar de fora. 🙂

    O twitter foi feito inicialmente para dizer “o que as pessoas estão fazendo”, mas as pessoas acharam uma utilidade bem mais interessante: micro-blog. Novas utilidades aparecem o tempo todo, esses “chats” é apenas mais uma. A galera liga o `emo mode` e começa a chorar. Ainda bem que existe o unfollow 🙂

Deixe um comentário